Antes de ligar, limpe bem os filtros

Para evitar surpresas, segundo especialistas, ter uma equipe moderna e eficiente é fundamental. Mas também é importante adotar uma série de orientações de uso e cuidados simples para que o aparelho não funcione mais do que o necessário, cuide do frio gerado e distribua-o melhor pelo ambiente. Em recente relatório intitulado Eficiência energética no setor residencial , Salvador Gil , doutor em Física e especialista em consumo de energia, estimou a partir de estudos de campo que somente com algumas mudanças de hábitos e medidas de baixo custo, os custos de refrigeração de uma habitação típica podem cair entre 30% e 60% , sem abrir mão do conforto.

Com as recomendações deste especialista e com guias publicados pelo Ministério da Energia, ENRE e fabricante de equipamentos Electra, o Clarín elaborou a lista a seguir com dez dicas práticas para começar a economizar hoje mesmo no uso do ar-condicionado. Fazer uso racional do ar-condicionado pode economizar até 60% de energia, segundo especialistas.

Com as semanas e meses de uso, os filtros que ficam dentro da unidade interna do equipamento split se enchem de partículas que, ao se acumular e compactar, começam a dificultar a passagem do ar . Isso significa que o equipamento é forçado a trabalhar mais do que o normal para fazer com que a temperatura ambiente caia, o que acaba aumentando o consumo de eletricidade. Para evitar esse consumo excessivo, recomendamos a limpeza dos filtros uma vez por mês; ou pelo menos a cada seis meses, no início de cada temporada. A bobina externa, por sua vez, deve ser limpa uma vez por ano.

Comprar climatizador evaporativos industrial